Tuesday, June 24, 2008
Tartarugas, Jaguares e Tucanos, Maravilhas do Brasil
A viagem ao Brasil em que passámos em 6 estados diferentes com vários voos internos e múltiplas escalas, milhares de quilómetros de 4x4, bus e lancha, constitui uma experiência memorável no permitir a captura do viver e do sentir de um povo tão diverso e, como tal, tão interessante, com a sua forte cultura musical e de festa de raízes africanas, temperada pela racionalidade e o rumo provenientes da Europa.
Adorei os quatro parques onde estive, destacando Jericoacoará pelo romantismo simples e desprovido, pela magia natural emana daquele lugar!
O silêncio e o encanto das águas cristalinas em contraste com grandes dunas de areia fina e branca nos grandes Lençóis Maranhenses.
O autêntico viver do povo da Chapada Diamantina num cenário de grande beleza e onde no sentimos com um vigor redobrado muito graças a uma alimentação rica e natural, ao bom ar que se respira e à pureza da água de nascente que se bebe.
E no belíssimo Pantanal, paraíso das aves e fauna silvestre numa zona onde a água está sempre presente em cenários de enorme beleza! Tenho um filme das duas onças macho que vimos juntas lado a lado no safari nocturno. Vimos tb no dia seguinte um felino mais tipo "gato": uma jaguatirica. Aliás no Brasil durante as três semanas que estive lá penso que o nosso grupo esteve bafejado pela sorte pois não paravam de nos dizer que tinhamos o pé quente, expressão que significa ver tudo o que há para ver de interessante.
Gostei bastante das cidades brasileiras, apesar de aí sentirmos bastante constrangimento pelas colossais diferenças de nível de vida e pelo enorme impacto arquitectónico daí proveniente.
Mas que tranquila que é a chegada ao entardecer de Alcântara para São Luís, que divertido é calcorrear as ruelas empedradas do Pelourinho em Salvador, e que brisa de "dolce vita" nos inunda a alma entranhando-se em nós poucos minutos depois de iniciarmos um passeio pelas maravilhosas calçadas de Copacabana ou Ipanema.
Que o Brasil consiga amenizar a escabrosa assimetria social, económica e cultural entre as suas populações para que possa consolidar o estatuto de país maravilhoso e continuar a atraír visitantes de todo o Mundo.
Parabéns às Rotas!
Hugo Pestana, Montijo
Leia os programas Rotas do Vento no Brasil
Tuesday, June 17, 2008
Circuito do Monte Branco Integral, França, Suíça, Itália
Acabámos de publicar um programa novo que é o Circuito do Monte Branco Integral, um magnífico itinerário de 11 dias a pé com dormida em refúgios e/ou albergues.
Iremos caminhar em torno do tecto da Europa e iremos apreciar uma sucessão de espectaculares paisagens das grandes montanhas nevadas dos Alpes e dos seus glaciares descendo em cascata para os vales.
O maciço do Monte Branco culmina a 4806m e é o mais vasto fragmento do mundo ártico conservado na Europa. É um meio mineral grandioso composto por imponentes montanhas e agulhas rochosas e por grandes massas de neve e de gelo.
O nosso percurso segue os vales, as encostas e os colos que o circundam e oferece-nos todos os dias panoramas de indescritível beleza, sob uma luz intensa reflectida pelas neves eternas.
Este é um programa desportivo que constitui um excelente desafio para quem tem paixão pelas viagens a pé itinerantes!
Leia o Programa Detalhado desta viagem aqui
Iremos caminhar em torno do tecto da Europa e iremos apreciar uma sucessão de espectaculares paisagens das grandes montanhas nevadas dos Alpes e dos seus glaciares descendo em cascata para os vales.
O maciço do Monte Branco culmina a 4806m e é o mais vasto fragmento do mundo ártico conservado na Europa. É um meio mineral grandioso composto por imponentes montanhas e agulhas rochosas e por grandes massas de neve e de gelo.
O nosso percurso segue os vales, as encostas e os colos que o circundam e oferece-nos todos os dias panoramas de indescritível beleza, sob uma luz intensa reflectida pelas neves eternas.
Este é um programa desportivo que constitui um excelente desafio para quem tem paixão pelas viagens a pé itinerantes!
Leia o Programa Detalhado desta viagem aqui
Wednesday, June 11, 2008
Novos Preços 2008
Dado que o preço do dólar muito tem baixado nos últimos oito meses, cerca de 8%, decidimos transferir essa redução de custos para o cliente.
Assim, calculámos novos preços, mais baixos, para diversos programas.
Em simultâneo com as alterações de preço, modificámos a tabela de descontos a conceder por antecipação de reserva e para inscrição de grupos de amigos.
Estas novas condições vigoram a partir de Jun 11.
Estamos certos de que estas medidas irão beneficiar os nossos viajantes e que consigamos proporcionar-lhes umas férias aliciantes a um preço mais vantajoso!
Labels:
ecoturismo,
expedições,
Rotas do Vento,
safaris,
trekking,
viagens de aventura
Tuesday, June 10, 2008
Vamos viajar para a Namíbia e o Botswana
Cheguei há quinze dias da Namíbia e do Botswana onde fiz uma espectacular travessia para conhecer estes vastos e muito diversos territórios que me deixaram encantado!
Do Deserto Kalahari ao Delta de Okavango, Botswana
(17 dias de viagem, 2 de navegação, 12 em todo-o-terreno, 8 de safaris, breves caminhadas diárias)
O Botswana é um imenso santuário de vida selvagem, um dos mais ricos em África!
No delta do rio Okavango, iremos percorrer uma planície fértil e verdejante de terrenos alagadiços, canais, lagos e um sem fim de braços de rio que dão guarida a um pequeno paraíso de vida selvagem que iremos percorrer de barco, canoa, a pé e em veículo todo-o-terreno.
Estas vastas áreas tão remotas e quase intactas são amplamente reconhecidas por oferecerem óptimas condições para a observação de vida selvagem em África, a destacar a presença dos "big five": leão, leopardo, elefante, rinoceronte e búfalo. Mas também veremos inúmeros hipopótamos, girafas, zebras, hienas, crocodilos, chitas e muitos outros, além de uma grande variedade de aves lacustres.
Iremos sentir com emoção o pulsar de África expresso pelos seus múltiplos e intensos sons, os céus imensos que se tornam alaranjados no fim do dia, a visão da savana alargando-se a perder de vista, uma abundante fauna em liberdade e o cheiro da terra!
Próxima partida: Jul 7. Leia mais
Do Deserto Namibe às Cataratas Vitória, Namíbia
(18 dias de viagem, 1 de navegação, 10 em todo-o-terreno, 6 de safaris, breves caminhadas diárias)
O centro do País é um deserto costeiro admirável por que oferece formas atraentes de montes e desfiladeiros imponentes onde deambulam gazelas, avestruzes e zebras. À medida que nos aproximamos da costa seremos maravilhados pela aparição de enormes dunas de cor ocre numa sucessão de muitos quilómetros!
O Parque Nacional de Etosha é conhecido pela profusão de fauna selvagem e pela facilidade com que se observam os animais de perto. Passaremos dois dias realizando safaris fascinados com as aparições de grupos de elefantes, rinocerontes, girafas, zebras, leões, antílopes, e muitos outros!
Depois percorremos a faixa de Caprivi, a região mais remota da Namíbia, um território verdejante atravessado por dois grandes rios, o Okavango e o Kwando onde navegaremos de barco e de canoa em busca de vida selvagem.
Finalmente chegaremos a Livingstone para admirarmos as espectaculares cataratas Vitória havendo quem as classifique como uma das sete maravilhas do Mundo!
Próxima partida: Jul 7. Leia mais
Labels:
botswana,
bwabwata,
caprivi,
cataratas vitória,
delta okavango,
etosha,
himba,
moremi,
namíbia,
Rotas do Vento,
sossusvlei,
swakopmund,
welwitshia
Tuesday, June 03, 2008
Do Cairo a Palmira, Viagem através do Egipto, Jordânia e Síria
A viagem foi muito gira!
Tal como alguém no grupo sugeriu… Foi uma viagem muito “à frente!”
O grupo de viagem rapidamente se tornou muito unido, o que facilitou o bom ambiente e vontade de continuar o extenso itinerário, apesar de curto no tempo.
Penso que o tamanho do grupo foi o correcto (9 pessoas), tendo a idade dos participantes (23-32 anos) facilitado a união do grupo.
Ficámos amigos!
Gostei muito do acompanhamento do guia (e da sua equipa) no Egipto, pois fomentou o bom ambiente e união do grupo. As boas explicações e a simpatia eram o seu forte. Tivemos problemas com um dos jipes 4x4 que nos transportou, mas até esse pormenor fez parte da aventura a que nos propusemos.
Na Jordânia o acompanhamento do guia, pós Wadi Rum, foi péssimo! Nunca conseguiu fazer o papel de guia, sempre com informações incorrectas ou pouco seguras. Sentimo-nos sempre sozinhos!
A visita à Síria surpreendeu bastante pela positiva!
Teoricamente o país menos seguro dos 3, mas nunca me senti em perigo! Provavelmente o facto de ser o país menos turístico dos 3 permitiu apreciar mais “calmamente” os locais e costumes do país. As pessoas foram sempre bastante simpáticas e educadas, começando pelo nosso guia.
As visitas às electrizantes cidades do Cairo e Damasco foram fantásticas!
O movimento, cor, cheiro, pessoas, comida destas duas cidades é um “must” da viagem!
As actividades do programa que recordo com mais saudades são a subida ao Monte Sinai, mergulho no Mar Vermelho, travessia e acampamento no Wadi Rum e a visita à cidade de Damasco, na Síria.
Tive muito gosto em ter participado nesta viagem, e em particular neste grupo de pessoas simpáticas! Vou sugerir a viagem a todos os meus amigos com curiosidade pela região visitada.
Caso a Rotas do Vento queira usar as minhas fotos da viagem, terei todo o gosto em partilhar as imagens da minha aventura convosco!!
Ricardo Ribeiro, Pinhal Novo
Leia o programa detalhado desta viagem Rotas do Vento.
Subscribe to:
Posts (Atom)