Thursday, September 18, 2008
O Culto dos Antepassados no Vietnam
Os vietnamitas crêem que a alma dos seus ascendentes, mesmo os desaparecidos há várias gerações, os acompanham durante a vida: os mortos e os vivos vivem em comunhão espiritual permanente, e subsiste o sentimento de que o ente morto participa dos prazeres e dos sacrifícios do seu parente vivo.
No último dia de cada ano lunar (*) celebra-se a memória dos antepassados, invocando-os no culto Cung Tien Thuong e convidando-os a "regressar a casa" para passarem as férias Tet com as suas famílias.
O Ano Novo é largamente o mais importante festival do Vietnam.
Neste período todas as famílias visitam as campas dos seus antepassados, limpam-nas e redecoram-nas da mesma maneira que os vivos se esforçam por embelezar as suas casas para acolher o Ano Novo.
No aniversário da morte de cada familiar desaparecido, a família reúne-se para festejar os seus antepassados e para pedir saúde e felicidade para os vivos. O culto dos antepassados no País tem sido preservado ao longo das gerações pela religião budista. Há variações nos usos e nas celebrações de acordo com a região e o seu grupo étnico, mas a tradição de celebrar a fidelidade e a gratidão para com os antepassados mantém-se.
Rotas do Vento propõe partidas para o programa O Rio do Perfume no Vietnam em Out 16 e em Nov 23.
(*) próximo: 21.01.09.
Labels:
baia Halong,
Hanoi,
Hoi An,
Hué,
mai chau,
my son,
rio do perfume,
Rotas do Vento,
sapa,
Vietnam
Subscribe to:
Posts (Atom)